A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) está com uma boa perspectiva para a colheita da soja na safra 2022/2023. A estimativa é chegar aos 150 milhões de toneladas para a próxima safra.
Esses números são satisfatórios hoje para o Brasil porque houve ao longo dos anos muito aperfeiçoamento, seja nos insumos como também em maquinários e tecnologia de ponta.
Porém, para atingir altas produtividades, é preciso ficar atento a todas as atividades agrícolas e isso começa antes mesmo da plantação de soja.
Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a ter resultados ainda melhores na lavoura. Veja!
O que você precisa saber antes de plantar soja?
A soja é uma planta herbácea pertencente à família Fabaceae e existe hoje uma grande variedade de cultivares. A duração total do ciclo pode variar de 100 a 160 dias, com predominância de 115 a 125 dias nos ciclos comerciais mais comuns.
Ao escolher cultivar soja, é necessário fazer um planejamento da safra para minimizar os efeitos futuros, como o aparecimento de insetos, pragas ou até mesmo doenças.
Por isso é importante escolher um tipo de soja com alta produtividade e que esteja em conformidade com as condições climáticas da sua região.
Não esquecendo as máquinas e os implementos agrícolas que precisam estar em dia para que nada saia do planejamento em todos os processos de colheita da soja,
A partir disso é possível traçar um plano de ação coerente com a realidade da propriedade e, assim, iniciar o plantio da soja.
Como deve ser o preparo do solo para realizar o plantio?
O Brasil é um dos maiores produtores de soja do mundo, sendo o MT, MS e PR os maiores produtores. Essas regiões oferecem as melhores condições climáticas para o cultivo e manutenção do plantio de soja.
Mas além disso, um dos principais pontos para que o plantio de soja seja um sucesso é a qualidade do solo em que as plantas serão fixadas.
Com a ajuda de um engenheiro agrônomo, que fará o acompanhamento do início ao fim da safra, estabelecendo quais as formulações dos adubos e corretivos, e quais as quantidades necessárias ao longo da safra.
É necessário fazer essa análise de solo com antecedência ao início do plantio da soja, até porque se não fizer isso adequadamente, é bem provável que o produtor não tenha sucesso ao final da safra.
- Fique mais informado: Como controlar pragas, doenças e daninhas na lavoura de soja
Quais são as vantagens em se fazer um manejo de solos assertivo?
Menor presença de ervas daninhas, de erosão e equilíbrio entre nutrientes e pH. Mas além disso, o resultado da análise do solo vai gerar um mapa da lavoura, indicando as necessidades específicas de cada talhão. Com esse dado, é possível conhecer as demandas por:
- Descompactação do solo na profundidade correta;
- Correção do solo em profundidade;
- Disponibilidade de nutrientes no solo;
- Nível de acidez do solo;
- Calagem e gessagem.
- Leia esse conteúdo também: Como saber se o solo da lavoura está saudável?
Aplicação de calcário no solo
Depois de analisar o solo, é importante enriquecer a terra com outras substâncias para fertilizá-la e potencializar os seus nutrientes, tendo como intuito fortalecer a plantação.
Essa correção no solo irá ocorrer com doses de fertilizantes para suprir os macro e micronutrientes.
Vale ressaltar que para cada região há uma tabela que determina a adubação que a soja requer. Dependendo da região, os laboratórios de análise do solo utilizam diferentes tipos de extrator (Mehlich-1 ou P resina) para determinar o fósforo.
O que é necessário para plantar soja?
- Escolha da cultivar
Depois de escolher e preparar o solo para que a planta venha saudável, é chegada a hora de escolher uma ou mais cultivares de soja para a sua lavoura. É importante que ela seja adaptada para a sua região.
Para isto, vale conferir o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
O que essa ferramenta faz? Minimiza os riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos. Também permite identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.
- Espaçamento e profundidade ideais
O plantio uniforme da cultura vai refletir em vários aspectos da planta e da lavoura, especialmente na produtividade. Por isso a profundidade de semeadura vai influenciar diretamente na germinação e emergência das plântulas.
Mas qual seria a profundidade correta para plantar soja? O recomendado para efetuar a semeadura de soja é de 3 cm a 5 cm. Já o espaçamento entre linhas normalmente é utilizado de 0,45 m a 0,50 m (tradicional) e 0,25 m a 0,30 m (mais estreito).
O que influencia na profundidade da semeadura?
- Características da semente;
- Tipo do solo;
- Umidade do solo;
- Tipo de sistema de plantio utilizado;
- Regulagem da semeadora.
Como a NetWord Agro pode contribuir para o plantio da soja?
A Embrapa já afirmou, ainda em 2020, que a “tecnologia foi a grande aliada dos sojicultores brasileiros no estabelecimento e na rápida expansão da soja pelo país”. Por isso a NetWord Agro tem no mercado o que há de mais inovador para gerenciar uma lavoura.
Começando com o monitoramento de solos através de sensor de solo de condutividade elétrica proprietário, que gera um conjunto de ferramentas que possibilitam um planejamento e manejo de solos mais assertivo antecipando problemas e melhorando o resultado da safra.
Além disso, a NetWord Agro também utiliza drones para mapear a área total da lavoura e também a pulverização tecnológica.
Ou seja, é possível identificar os prejuízos em uma plantação antes mesmo deles acontecerem. Isso é o que chamamos de tecnologia preditiva, uma solução que permite economizar dinheiro, tomar decisões baseadas em estatísticas e ainda faz bem para o planeta.
Ter resultado satisfatório na safra da cultura da soja basta ter planejamento e contar com a tecnologia para obter 100% de assertividade nas tomadas de decisões.
Por isso, fique por dentro de tudo que envolve o agronegócio e tecnologias inovadoras assinando nossa newsletter.
Acompanhe também as novidades nas nossas redes sociais.