Na natureza, nada acontece de forma isolada: um acontecimento sempre decorre de outro e, por sua vez, impacta em algo novo. Trata-se de um ciclo infinito que tem impacto em tudo.
Com a agricultura, não poderia ser diferente: afinal, desde os primórdios, são as condições locais de clima, tempo e solo que permitiram que o agricultor compreenda quais culturas se adequam àquele espaço.
Já falamos aqui como a agricultura tem evoluído e como isso tem possibilitado minimizar a dependência de fatores externos para garantir o sucesso da safra.
Mas, para que você entenda melhor, hoje, vamos falar sobre a importância da relação entre clima e agricultura.
Quais são os fatores que influenciam a agricultura?
De forma mais resumida, pode-se dizer que a agricultura sofre a influência direta de quatro fatores, sendo eles: o clima, o solo, o homem e a economia.
O fator economia está relacionado ao valor do espaço de terra onde acontece a produção, bem como ao cenário econômico-financeiro no geral. O fator homem está ligado à interferência humana na agricultura, seja com seu trabalho ou com outras ações.
O clima e o solo são fatores que mais impactam na agricultura; e, dentre os dois, o clima, ainda, possui destaque maior. A relação entre clima e agricultura acontece desde antes do plantio até após a colheita.
Em grande escala, este fator pode gerar prejuízos e mudanças sobre a segurança alimentar de todo mundo, afinal, a agricultura é a primeira e a principal fonte de geração de alimentos para a humanidade.
Mudanças climáticas e seu impacto na agricultura
Seja pelo comportamento humano ou por outras influências, as mudanças climáticas já acontecem há algum tempo e já temos convivido com seus impactos em nosso dia a dia.
Na agricultura, essa interferência gera ainda mais consequências: chuvas em excesso ou períodos de estiagem são alguns dos eventos mais comuns, mas, ainda podemos citar temperaturas elevadas, ventos fortes e umidade do ar.
A preocupação da influência do clima sobre a agricultura já originou estudos de organizações como a Embrapa, que indicam reduções significativas na produção de culturas como o trigo, o milho e o café em função de mudanças nos fatores climáticos.
Mas, e a previsão do clima?
É claro que ter acesso a informações sobre o clima com antecedência é um ponto positivo, que auxilia o agricultor a se preparar para determinados eventos, minimizando os riscos de perda de sua produção.
No entanto, atualmente, é preciso ir além, tendo a tecnologia como aliada no campo, seja para antecipar informações ou para tomar melhores decisões.
Conhecer o histórico de índices pluviométricos da sua região é um dos elementos necessários para um correto planejamento do plantio.
O outro é a previsão de chuvas, que deve ser sempre comparada ao histórico. Desta maneira se reduzem os riscos hídricos durante a safra.
Comece agora mesmo: é 100% online e gratuito. Acesse aqui!