Ter uma ideia inovadora e colocá-la em prática requer desafios dentro do mundo do empreendedorismo. As chamadas startups precisam de uma boa estratégia para atrair investidores, e é aí que a coisa fica séria.
Para captar investidores, é preciso saber quanto o seu negócio vale e qual o potencial de lucro a curto, a médio e a longo prazo. Por isso, aqueles que pretendem investir em determinado negócio calculam o valuation.
O que significa valuation?
O valuation, do português avaliação, é o termo utilizado para descrever o processo aplicado para estimar quanto vale uma empresa.
Existem diferentes estratégias que podem ser levadas em consideração, como o fluxo de caixa, patrimônio, endividamento, volume de vendas, etc. Tudo vai depender do método escolhido para fazer o valuation.
Para empresas tradicionais, o valuation pode ser aplicado em diferentes técnicas e metodologias.
1 – Fluxo de caixa descontado
Baseia-se em fluxos de caixa que indicam entradas e saídas da empresa, além dos resultados atuais.
Permite, ainda, avaliar o caixa em médio e longo prazo, além de fazer previsões dos ganhos em diferentes cenários.
2 – Contábil ou por ativos
Nesse caso, o principal item considerado é o valor contábil, referente ao balanço patrimonial e o de mercado, comparando com as companhias concorrentes.
Por ser utilizado o patrimônio líquido da empresa, a análise pode ser um pouco superficial.
Isso porque existem itens subjetivos, não materiais, que trazem valor para o negócio. Por exemplo, a própria marca ou a prestação de serviços influencia no preço, mas não é considerado no patrimônio líquido que foca nos ativos como imóveis, veículos, capital de giro e outros fatores.
3 – Múltiplos de mercado
Essa é uma técnica mais simples e que permite avaliações mais rápidas. Nesse caso, ela utiliza diversos múltiplos utilizados no mercado financeiro para entender a situação da empresa. Os mais utilizados são:
- Valor de mercado da empresa;
- Valor Patrimonial da Ação (VPA);
- Preço/Valor Patrimonial da Ação (P/VPA);
- Dívida/Capital Social (Debt-Equity);
- Preço/Lucro (P/L);
- Enterprise Value/Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (EV/ EBITDA) ou Valor da empresa/Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização;
- Retorno sobre Capital Social (ROE).
Quais os diferenciais do valuation para startups?
Para uma startup, alguns fatores refletem mais sobre o valor da empresa do que os números obtidos em suas análises financeiras. Entre esses elementos estão:
- A visão do empreendedor;
- O time que compõe o negócio;
- A estratégia definida;
- O produto desenvolvido.
Para calcular o valuation de uma startups existem 3 maneiras interessantes. São elas:
- Total de ativos + lucro líquido;
- Base zero;
- Venture capital.
1 – Total de ativos + lucro líquido
O cálculo é focado nas finanças e, por isso, não tem muito segredo. Para calcular o valuation, considera todos os ativos e soma o valor aos resultados obtidos em determinado período, ou seja, o lucro líquido.
Ele é bastante simples e considerado conservador, então é mais indicado para startups menores, que ainda são novas no mercado, com no máximo dois sócios.
2 – Base Zero
Esse método busca identificar qual seria o valor necessário para iniciar uma empresa do zero. Assim, os gestores ou investidores precisam avaliar qual seria o aporte necessário para replicar o negócio.
Basicamente, ele soma todos os investimentos realizados para a criação e manutenção do negócio. O resultado seria o capital exigido para empreender e traz um indicativo sobre o valor de mercado.
3 – Venture Capital
É uma maneira de como fazer valuation de startups com mais tempo de atuação. Ou seja, em empresas mais consolidadas no mercado e com um faturamento mais bem definido.
Nesse caso, o objetivo é identificar qual é o potencial de lucro que o investidor teria com a empresa em médio e longo prazo.
Assim, ele é usado como meio de convencimento para conseguir aportes. Para esse cálculo, existem algumas informações essenciais:
- Quanto você pretende investir na empresa;
- Estimativa de faturamento anual;
- A projeção de receita para o ano de resgate do investimento;
- A margem líquida esperada para esse mesmo período.
NetWord Agro: em busca de investidores
Calcular um valuation é um bom ponto de partida quando se pensa em levantar fundos. No caso da NetWord Agro, que está no mercado há 3 anos, a busca por investidores ocorreu no reality Shark Tank Brasil no mês de setembro.
Marcos e Ana Carolina, fundadores da NetWord Agro, fizeram uma proposta aos tubarões de R$ 3 milhões por 10% da empresa.
Para conseguir esse aporte financeiro, eles fizeram uma pequena demonstração de como é desenvolvido o trabalho nas lavouras, soluções para os produtores e também responderam dúvidas dos investidores sobre a evolução dos números da empresa.
Assista AQUI como foi essa apresentação no reality show.
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