Valuation: o que é e onde a NetWord Agro se encaixa

Valuation: o que é e onde a NetWord Agro se encaixa
Valuation: o que é e onde a NetWord Agro se encaixa

Ter uma ideia inovadora e colocá-la em prática requer desafios dentro do mundo do empreendedorismo. As chamadas startups precisam de uma boa estratégia para atrair investidores, e é aí que a coisa fica séria.

Para captar investidores, é preciso saber quanto o seu negócio vale e qual o potencial de lucro a curto, a médio e a longo prazo. Por isso, aqueles que pretendem investir em determinado negócio calculam o valuation.

Tecnologia no agronegócio

O que significa valuation?

O valuation, do português avaliação, é o termo utilizado para descrever o processo aplicado para estimar quanto vale uma empresa.

Existem diferentes estratégias que podem ser levadas em consideração, como o fluxo de caixa, patrimônio, endividamento, volume de vendas, etc. Tudo vai depender do método escolhido para fazer o valuation.

Para empresas tradicionais, o valuation pode ser aplicado em diferentes técnicas e metodologias.

1 – Fluxo de caixa descontado

Baseia-se em fluxos de caixa que indicam entradas e saídas da empresa, além dos resultados atuais.

Permite, ainda, avaliar o caixa em médio e longo prazo, além de fazer previsões dos ganhos em diferentes cenários. 

2 – Contábil ou por ativos

Nesse caso, o principal item considerado é o valor contábil, referente ao balanço patrimonial e o de mercado, comparando com as companhias concorrentes.

Por ser utilizado o patrimônio líquido da empresa, a análise pode ser um pouco superficial.

Isso porque existem itens subjetivos, não materiais, que trazem valor para o negócio. Por exemplo, a própria marca ou a prestação de serviços influencia no preço, mas não é considerado no patrimônio líquido que foca nos ativos como imóveis, veículos, capital de giro e outros fatores.

3 – Múltiplos de mercado

Essa é uma técnica mais simples e que permite avaliações mais rápidas. Nesse caso, ela utiliza diversos múltiplos utilizados no mercado financeiro para entender a situação da empresa. Os mais utilizados são:

  • Valor de mercado da empresa;
  • Valor Patrimonial da Ação (VPA);
  • Preço/Valor Patrimonial da Ação (P/VPA);
  • Dívida/Capital Social (Debt-Equity);
  • Preço/Lucro (P/L);
  • Enterprise Value/Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (EV/ EBITDA) ou Valor da empresa/Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização;
  • Retorno sobre Capital Social (ROE).

Quais os diferenciais do valuation para startups?

Diferença entre valuation tradicional para as startups

Para uma startup, alguns fatores refletem mais sobre o valor da empresa do que os números obtidos em suas análises financeiras. Entre esses elementos estão: 

  • A visão do empreendedor;
  • O time que compõe o negócio;
  • A estratégia definida;
  • O produto desenvolvido.

Para calcular o valuation de uma startups existem 3 maneiras interessantes. São elas:

  • Total de ativos + lucro líquido;
  • Base zero;
  • Venture capital.

1 – Total de ativos + lucro líquido

O cálculo é focado nas finanças e, por isso, não tem muito segredo. Para calcular o valuation, considera todos os ativos e soma o valor aos resultados obtidos em determinado período, ou seja, o lucro líquido. 

Ele é bastante simples e considerado conservador, então é mais indicado para startups menores, que ainda são novas no mercado, com no máximo dois sócios.

2 – Base Zero

Esse método busca identificar qual seria o valor necessário para iniciar uma empresa do zero. Assim, os gestores ou investidores precisam avaliar qual seria o aporte necessário para replicar o negócio.

Basicamente, ele soma todos os investimentos realizados para a criação e manutenção do negócio. O resultado seria o capital exigido para empreender e traz um indicativo sobre o valor de mercado.

3 – Venture Capital

É uma maneira de como fazer valuation de startups com mais tempo de atuação. Ou seja, em empresas mais consolidadas no mercado e com um faturamento mais bem definido.

Nesse caso, o objetivo é identificar qual é o potencial de lucro que o investidor teria com a empresa em médio e longo prazo.

Assim, ele é usado como meio de convencimento para conseguir aportes. Para esse cálculo, existem algumas informações essenciais:

  • Quanto você pretende investir na empresa;
  • Estimativa de faturamento anual;
  • A projeção de receita para o ano de resgate do investimento;
  • A margem líquida esperada para esse mesmo período.

NetWord Agro: em busca de investidores

Marcos e Ana Carolina, fundadores da NetWord Agro, fizeram uma proposta aos tubarões

Calcular um valuation é um bom ponto de partida quando se pensa em levantar fundos. No caso da NetWord Agro, que está no mercado há 3 anos, a busca por investidores ocorreu no reality Shark Tank Brasil no mês de setembro.

Marcos e Ana Carolina, fundadores da NetWord Agro, fizeram uma proposta aos tubarões de R$ 3 milhões por 10% da empresa.

Para conseguir esse aporte financeiro, eles fizeram uma pequena demonstração de como é desenvolvido o trabalho nas lavouras, soluções para os produtores e também responderam dúvidas dos investidores sobre a evolução dos números da empresa. 

Assista AQUI como foi essa apresentação no reality show.

Entendeu a diferença de como calcular o valuation de uma empresa tradicional e de uma startup? Fique por dentro de informações sobre a tecnologia e o agronegócio assinando nossa newsletter

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