Netword Agro passa a integrar a maior iniciativa voluntária de cidadania corporativa do mundo

Netword Agro passa a integrar a maior iniciativa voluntária de cidadania corporativa do mundo
Netword Agro passa a integrar a maior iniciativa voluntária de cidadania corporativa do mundo

A NetWord Agro acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

Uma startup de tecnologia com serviços baseados em um tripé de sustentabilidade, esta tem como primeiro elemento o viés econômico, de forma a aumentar a rentabilidade dos agricultores, causando um resultado direto na redução de custos e aumento de produtividade, proporcionada pelos serviços da empresa.

Como segundo elemento, há o viés social, ao levar tecnologia de ponta também para a agricultura familiar, pequenos e médios agricultores que historicamente sempre ficam fora das ações de melhoria tecnológica da produção agrícola. Ainda, neste mesmo viés, ao possibilitar o aumento de rentabilidade também de pequenos agricultores melhora as economias das regiões agrícolas, onde estes agricultores vivem e têm suas propriedades. 

No terceiro elemento apresenta-se o viés ambiental, a tecnologia permite aos agricultores a redução no uso de defensivos agrícolas, ao viabilizar a aplicação somente nos pontos de incidência. Dentro deste elemento, alguns números representam bem a participação. São 50 mil hectares monitorados até agora, gerando uma redução de custos com insumos de R$ 41 milhões, R$ 30,4 milhões de aumento de produtividade, 6 toneladas de defensivos a menos, 1.2 milhões de litros de água salvos e 360 mil horas máquina a menos. 

Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e dá aos membros acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento da NetWord Agro com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área. Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS. Com mais de 13 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com mais de 800 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.

Ao integrar o Pacto Global, nos comprometemos a reportar anualmente o nosso progresso em relação aos 10 princípios.  Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade. As empresas que quiserem fazer parte, podem encontrar mais informações em www.pactoglobal.org.br.

A iniciativa da participação da empresa no Pacto Global deu-se após a CTO da Netword Agro, Ana Carolina Clivatti Ferronato, representando a startup, ter sido nomeada como uma SDG Super Hero, prêmio dedicado a empresas e pessoas que utilizam da tecnologia e inovação para solucionar problemas de maneira sustentável. Hoje, o grupo de SDG Super Heroes é composto por 22 pessoas espalhadas por todo o mundo.

Esta nomeação é feita pela Sustainary, uma plataforma global de parceria, sem fins lucrativos, que tem como objetivo melhorar o conhecimento e o acesso à tecnologia sustentável para compartilhar ideias e promover a inovação nos negócios, tendo como base os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. A plataforma possui uma rede de membros em mais de 10 países, incluindo Reino Unido, EUA, Dinamarca, China, Brasil, Portugal e Índia.

Assim como a Sustainary, a NetWord Agro acredita que a agenda dos ODS precisa que organizações com ideias semelhantes trabalhem juntas para alcançar a sustentabilidade, e nossos membros, bem como os da plataforma, estão comprometidos em fazer exatamente isso!