Definir o momento certo para plantar visando ter bons resultados tem se tornado um desafio para o produtor.
As constantes mudanças climáticas estão alterando consideravelmente o calendário agrícola, fazendo com que o homem do campo busque analisar outros fatores que podem interferir nesse processo.
Por isso, quanto mais informações – além da previsão climática e do calendário agrícola – você tiver em mãos, mais assertiva será sua decisão e, consequentemente, melhores serão os resultados.
Hoje, você acompanha 5 dicas para decidir qual a melhor hora de plantar. Continue a leitura!
Conhecer o histórico da sua região
Apesar de estarmos vivendo transformações cada vez mais frequentes no clima, é sempre importante compreender o comportamento nesse quesito nos últimos anos porque alguns eventos podem se repetir.
Essa repetição pode representar, em alguma medida, um padrão – mesmo que pequeno – que pode interferir diretamente no momento do plantio.
Estar atento, por exemplo, ao índice pluviométrico dos últimos períodos na região onde será feito o plantio, para entender em qual momento houve maior precipitação, é essencial.
Vale lembrar também que cada região e cada período, quando combinados, tendem a apresentar condições melhores para realizar o plantio. Na região Sul, indica-se plantar feijão no mês de agosto, enquanto que na região Sudeste, essa mesma cultura deve ser feita no mês de outubro.
Análise do solo
Não basta investir em sementes de procedência e qualidade: é preciso garantir que o solo em que elas serão plantadas está saudável para recebê-las.
A qualidade do solo tem grande interferência no sucesso do plantio, afinal, ele precisa conter os nutrientes necessários para que a cultura cresça.
Outro item que diz respeito ao solo está relacionado ao seu manejo, colocando em prática ações de correção e de melhoramento. Para isso, o monitoramento constante é imprescindível!
Dica extra: quando o solo está com uma temperatura mais amena para fria, vale a pena esperar ele esquentar com o objetivo de acelerar a germinação.
Então, ao observar que o solo está propício para receber o plantio, você tem mais um indicativo de que a hora de plantar está chegando!
Saiba mais: Como saber se o solo da lavoura está saudável?
Estude as características climáticas da cultura
Assim como algumas pessoas tendem a se sentir melhor em dias quentes, enquanto outras têm preferência por dias mais frios, as culturas também têm suas preferências climáticas.
Esse conhecimento mais profundo do comportamento de desenvolvimento da cultura faz com que você entenda o período que melhor se adapta a essa necessidade e, então, maiores são as chances de obter bons resultados.
Um exemplo que podemos citar é a soja, que tem melhor crescimento em temperaturas entre 20º e 30º C. Como é uma cultura que precisa de alta absorção de água, quanto mais próximo de 30º C, melhor será.
Comportamento do mercado
As mudanças não são exclusivamente no clima: o mercado também têm sofrido transformações substanciais, que impactam todos os setores.
Com o agro, não é diferente! O produtor precisa estar atento às questões econômicas, políticas e sociais para saber o que deve plantar, quando irá colher e como será seu resultado após esse processo.
Mais do que nunca, informação é um ativo poderoso, que deve estar ao lado da gestão da propriedade para garantir que o futuro da produção seja próspero.
Plantar o que o mercado está consumindo ou tem demanda pode potencializar exponencialmente seus ganhos.
Sugestão de leitura: Agro 5.0: o que esperar do futuro da tecnologia no campo
Uso de dados para garantir o sucesso da safra
A cultura data driven (tomada de decisão com base em dados) já é uma realidade, não só nas empresas de tecnologia, mas em todos os setores, inclusive na agricultura.
Neste sentido, a tecnologia vem como um suporte bastante eficiente para facilitar o trabalho e aumentar a produtividade. Uso de drones, sistemas integrados e outras fontes de dados tornam-se essenciais para definir a melhor hora de plantar uma cultura.
Você já sabe que o sucesso da safra começa no plantio e pôde observar até aqui que a grande arma para garantir isso é o conhecimento e a informação.
Por isso, a Netword Agro disponibiliza uma ferramenta que vai ajudar você na tomada de decisão na hora do plantio: saiba mais sobre o Monitoramento Climático!