A tecnologia elevou a agricultura a um novo patamar a partir do fornecimento de informações precisas e que permitem a busca por melhores e maiores resultados.
É nesse conceito que se funda a agricultura de precisão: ações preditivas com planejamento e gerenciamento baseada em dados fornecidos por sistemas e equipamentos, como os drones.
Como os drones ajudam na agricultura?
O uso de drones na agricultura tem gerado muitas possibilidades e, por isso, ampliar sua utilização certamente elevará proporcionalmente os resultados.
Confira 5 motivos para usar drones na agricultura e aumentar a produtividade!
Demarcação de plantio
Com a visão ampla fornecida pelo drone, é possível detectar as melhores áreas de plantio, considerando os aspectos físicos do solo.
Essas informações facilitam a tomada de decisão, agilizando a semeadura.
Mapeamento de falhas na plantação
Além de diagnosticar as melhores áreas para plantio, o uso de drones na agricultura também possibilita identificar falhas na plantação para compreender o que ocorre naquele espaço.
Isso permite também evitar que, caso haja algo influenciando a falha, contamine o restante da plantação e comprometa a safra.
Diagnóstico de pragas
O uso de drones na agricultura é altamente eficaz na identificação de pragas e doenças que acometem a plantação.
Ele é capaz de distinguir as plantas saudáveis daquelas que estão contaminadas para compreender como acontece o processo de infestação, podendo diminuí-lo de forma rápida.
Pulverização
Com o diagnóstico de doenças e pragas de forma assertiva, a pulverização por meio de drones apresenta-se como uma estratégia de alto desempenho.
De maneira segura e focal, o drone consegue atacar as plantas identificadas com pragas e doenças, pulverizando produtos que vão parar a contaminação.
Isso também impacta na diminuição do desperdício do produto e, por consequência, de dinheiro, além do menor efeito no meio ambiente.
Sustentabilidade na prática
O uso de drones na agricultura é um excelente meio para manter o equilíbrio entre produtividade e sustentabilidade.
Isso acontece por fatores, conforme falamos anteriormente, da atuação local nos casos de pulverização, bem como a descoberta de focos de incêndio para controlá-los com eficiência.
Qual o melhor drone para agricultura?
Há diversos modelos de drones utilizados para agricultura, por isso, é preciso compreender quais os objetivos se quer alcançar com seu uso para saber qual a melhor opção.
Vale ressaltar que cada vez mais registra-se uma democratização na aquisição de drones para este fim.
Você pode conferir mais informações sobre este tema em nosso post: Drones na Agricultura: aprenda como funciona essa tecnologia.