Tecnologia no campo é uma realidade que vem constantemente transformando o agronegócio. A chamada agricultura de precisão tem exatamente este objetivo: tornar este trabalho mais produtivo e assertivo.
O alinhamento entre o conhecimento do homem do campo e as infinitas possibilidades fornecidas por sistemas e equipamentos tecnológicos otimizou os resultados nas lavouras de diversas culturas, impactando também na qualidade da produção.
Se você ainda não utiliza todo potencial dos drones na agricultura, continue a leitura e confira mais informações para incluir essa tecnologia hoje mesmo na sua lavoura!
Informações precisas e identificação de oportunidades
A influência climática na natureza tem grande impacto no dia a dia do campo e, assim, quanto menor for a dependência desses eventos de forma imprevisível, melhor e mais assertiva será a tomada de decisão.
Os drones, em especial, dão uma visão ampla da lavoura, permitindo ao produtor identificar os pontos que precisam de maior atenção. Dessa forma, torna-se possível aplicar insumos nestes pontos, evitando o desperdício do produto e também diminuindo o impacto ambiental.
Outro ponto possibilitado pelo uso de drones no agro é a ampliação da uniformidade da produtividade, já que os equipamentos podem detectar as falhas em tempo e corrigi-las rapidamente.
Por meio do uso de drones, torna-se possível fazer a contagem das plantas, o que dá maior controle quanto às possibilidades da safra para o produtor. Por fim, o uso deste equipamento na agricultura de precisão também facilita a identificação de pragas, doenças e plantas daninhas, como a cigarrinha-do-milho, a larva-alfinete, entre outras.
Quais são as etapas para a utilização de VANTs em agricultura de precisão?
Conhecendo os benefícios do uso de drones na agricultura, passa a ser importante compreender como acontece esse processo de inserção do equipamento para, de fato, obter as vantagens listadas.
Antes de mais nada, é necessário esclarecer o termo técnico para drones, sendo usada a sigla VANT, que significa Veículos Aéreos Não Tripulados. Assim, as principais etapas para utilização de drones/VANTs em agricultura de precisão operada pela NetWord Agro são:
- – Planejamento de voo
- – Voo com sobreposição
- – Obtenção de imagens aéreas georreferenciadas
- – Processamento das imagens e entrega dos mapas georreferenciados em até 24 horas
- – Sobre os nossos mapas georreferenciados, é importante destacar algumas diferenças com relação às outras opções disponíveis no mercado:
→ Nosso georreferenciamento indica os grides de aplicação preditivos a incidência do dano, ou seja, você pode agir antes que o dano aconteça.
→ Além disso, os mapas de aplicação da NetWord Agro funcionam em todas as máquinas de pulverização e adubação do mercado, que tenham equipamentos de aplicação em taxa variável.
→ Essa técnica garante uma assertividade acima de 95%, gerando economia para o produtor e colocando menos defensivos agrícolas no meio ambiente.
- – Tomada de decisão
Qual o melhor drone para agricultura?
Com tanta evolução tecnológica em tão pouco tempo, é natural surgir muitos modelos de drones para serem utilizados e, com isso, vem a dúvida: qual o melhor drone para agricultura?
Não há uma resposta certa para esta pergunta: tudo depende da análise de vários fatores quanto ao objetivo do uso do equipamento. Também é importante verificar a etapa do plantio, já que alguns modelos atuam com maior precisão.
Todos esses benefícios são alcançados por meio de monitoramento de solos e lavouras, que são serviços prestados pela Netword Agro, com a tecnologia preditiva.